A Taxa Selic é um dos principais indicadores da economia nacional. Sua recente redução a mínimos históricos traz uma grande oportunidade para quem deseja adquirir um imóvel.
Entenda o impacto positivo da redução da Selic para o financiamento imobiliário e saiba como aproveitar esse momento pelo qual passamos.
Taxa Selic: o que é e como funciona
A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela representa o índice de remuneração paga por títulos emitidos (empréstimos) pelo governo, e por isso ela serve de parâmetro para uma série de outras taxas e principalmente outras decisões de grandes, médios e pequenos investidores.
A análise da taxa é realizada periodicamente pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), com propósito principal de manter o controle da inflação e impulsionar/desacelerar investimentos.
Na prática, o que acontece:
- O Copom aumenta a taxa básica de juros quando a inflação está alta, restringindo o crédito e diminuindo o consumo;
- Já quando a inflação está baixa, o comitê diminui a Taxa Selic. As instituições financeiras também diminuem suas taxas de juros e o crédito se torna mais acessível.
Qual é o percentual da Selic atualmente?
A atualização mais recente da taxa aconteceu no mês de maio, onde houve o corte de 0,75% ao ano, diminuindo a Selic de 3,75% para 3,00% ao ano.
Este é o menor patamar registrado na história. Para comparar a redução, no início de 2018, a taxa de juros era de 7% ao ano, ou seja, mais que o dobro da porcentagem atual.
Na próxima reunião, prevista para este mês, o Copom prevê mais um corte de 0,75% reajustando a taxa básica de juros para 2,25% ao ano.
Redução da Taxa Selic e o financiamento imobiliário
Apesar da crise, o mercado está constantemente oferecendo boas oportunidades, principalmente no segmento imobiliário.
O Banco Bradesco, por exemplo, fechou o mês de abril/2020 com o valor de R$ 1,3467 bilhões em contratação de Crédito Imobiliário para Pessoa Física, contabilizando 33,17% a mais que o mesmo mês em 2019.
No acumulado de janeiro a abril/2020, o Bradesco contratou 4,873 bilhões em Crédito Imobiliário para Pessoa Física, um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2019 e acumulou 16.581 em números de contratos, sendo 19% a mais que o mesmo período de 2019.
Isso ocorre porque a redução da Taxa Selic traz uma excelente oportunidade de financiar um imóvel com juros reduzidos, tanto para moradia quanto para investimento. Todas as instituições reduziram suas taxas de juros, seguindo a redução da Selic.
Além da queda da Selic, atualmente a maioria dos financiamentos imobiliários não estão sofrendo incidência de IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), o que representa mais uma vantagem, visto que o valor que seria pago pelo imposto pode ser utilizado nas despesas de transferência do imóvel.
Na contratação de um financiamento, também é importante entender quais serão os juros aplicados. No caso do crédito imobiliário, o mais comum ainda continua sendo a taxa de juros anual somada a taxa referencial (TR). Entenda melhor:
- Taxa Anual: é a taxa de juros que cada instituição financeira define baseada também na Taxa Selic – daí sua real importância. O Banco Bradesco, por exemplo, pratica taxas de juros a partir de 7,30% a.a + TR em algumas linhas de crédito imobiliário;
- Taxa Referencial: seria o índice de correção monetária das parcelas. A taxa referencial é definida pelo Banco Central do Brasil e encontra-se zerada desde o segundo semestre de 2017.
Sobre os financiamentos também incidem taxas adicionais, como custos administrativos, seguros, etc. Portanto, é importante verificar o CET (Custo Efetivo Total), que descreve todos os custos e taxas inclusas no financiamento, que deve obrigatoriamente constar em contrato.
Agora que você já entendeu a importância da Taxa Selic exerce na definição da compra do seu imóvel, conheça o Residencial Expedicionário Altamiro Chaves localizado em Barreiros, São José.
Este empreendimento é financiado pelo Banco Bradesco, além de possuir Seguro de Responsabilidade Civil pela Liberty Seguros, garantindo a entrega prevista para Dezembro de 2022. Clique aqui e conheça.