Diante das mudanças econômicas dos últimos meses, como a oscilação da inflação e das taxas de juros, é comum se perguntar: será que comprar um apartamento em 2021 ainda é um bom negócio?
Por isso, neste texto, você terá as informações que precisa para entender como está o mercado imobiliário neste momento, a fim de conseguir uma boa negociação.
Comprar um apartamento em 2021 ou esperar 2022?
É certo que a pandemia causou uma grande mudança no comportamento das pessoas, fazendo elas direcionarem a atenção para outras necessidades que antes não eram prioridades.
Além disso, a Selic – taxa básica de juros da economia brasileira – se manteve no menor índice (2% ao ano) por cinco meses consecutivos, o que facilitou a oferta de crédito pelos bancos e contribuiu para que mais pessoas contratassem financiamentos imobiliários.
Segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), entre julho de 2020 até julho de 2021, o volume financiado com recursos da poupança (SBPE) chegou a R$ 185,6 bilhões de reais, o que representa um aumento de mais de 100% em comparação com o período anterior.
Ou seja, mesmo que o setor tenha sido afetado pela crise no início da pandemia, o crédito acessível gerou aumento nas vendas de imóveis e, consequentemente, a recuperação do setor veio logo depois.
Outro dado que reforça essa movimentação é que a intenção do consumidor em comprar um imóvel continua alta.
Com base nos Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2021, pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), cerca de 40% das famílias pretendem comprar um novo imóvel, sendo que 10% desse público está em busca ativa.
Esta intenção faz com que o mercado continue se movimentando e trazendo condições de pagamento acessíveis para ajudar o consumidor a realizar uma boa compra.
Alta da Selic não impacta juros do financiamento imobiliário
Atualmente, a Selic encontra-se em 6,25% ao ano. Por conta desse movimento de alta, os bancos também aumentaram as taxas de juros, porém este aumento não causa grande impacto nos financiamentos.
Especialistas do setor imobiliário afirmam que este patamar ainda é baixo em comparação aos anos anteriores. Portanto, o setor segue confiante e não acredita na redução das vendas devido ao aumento da taxa básica.
Mesmo que a Selic registre 7% ao ano ou um pouco mais, o cenário ainda é positivo para comprar um apartamento na planta com ótimas condições.
Res. Expedicionário Altamiro Chaves: previsto para entrega em 2022
Melhor do que comprar um apartamento na planta com condições facilitadas é poder fazer isso faltando pouco tempo para receber o imóvel pronto, como é o caso do Residencial Expedicionário Altamiro Chaves.
O empreendimento, localizado no bairro Barreiros, em São José, está com previsão de entrega para dezembro do ano que vem.
Se você ainda não encontrou o imóvel ideal para morar na Grande Florianópolis, não perca tempo e venha conhecer!
Estamos com poucas unidades disponíveis – 16 apartamentos de 2 dormitórios com suíte e 6 apartamentos de 3 dormitórios com suíte. Fale com nossa equipe de vendas e agende sua visita à obra!